Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Sancionada as mudanças no Seguro-Desemprego e Abono Salarial

Novas regras têm como objetivo preservar o direito dos trabalhadores aos benefícios constitucionais, ao garantir o equilíbrio do FAT

Publicado por Rosane Monjardim
há 9 anos

Sancionada as mudanas no Seguro-Desemprego e Abono Salarial

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (17) pública a Lei Nº 13.134/2015, alterando a Lei nº 7.998, de 1990 que regula o pagamento do Benefício do Seguro-Desemprego e o Abono Salarial. Altera, também, a Lei nº 10.779, de 25 de novembro de 2003, que dispõe sobre seguro-desemprego para o pescador artesanal.

As novas regras de concessão do Seguro Desemprego e Abono-Salarial foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff (Projeto de Lei de Conversão Complementar 3/2015) após aprovação pelo Congresso Nacional da MP 665, proposta pelo governo dentro do pacote de ajuste fiscal.

Com a mudança, o governo espera uma redução de R$ 6.4 bilhões nos gastos com o pagamento dos benefícios, reduzindo também a quantidade de beneficiários. Em 2014 foram 8.5 milhões de trabalhadores que pediram o benefício. Com as novas regras, a expectativa é que essa redução alcance 1.6 milhões de trabalhadores, ou seja, 19,08% do total. Com isso, a expectativa é que os gastos com o benefício alcancem R$ 26.8 bilhões este ano.

Para o ministro Manoel Dias, a mudança teve como objetivo preservar o direito dos trabalhadores aos benefícios constitucionais, ao garantir o equilíbrio das receitas e despesas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Sancionada as mudanas no Seguro-Desemprego e Abono Salarial

“As mudanças têm como objetivo principal preservar o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga os benefícios, e não prejudicar aqueles que eventualmente buscam os recursos quando da dispensa sem justa causa”, afirmou o ministro.

Mudanças - Pela nova regra, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses. Na segunda vez que pedir o benefício, a lei estipula que o trabalhador tenha nove meses de atividade nos últimos doze meses, mas mantém a regra de seis meses quando requisitar o benefício pela terceira vez.

No Abono Salarial, a sanção presidencial manteve o prazo de 30 dias para habilitação ao benefício e instituiu a proporcionalidade entre o tempo de serviço e o valor do benefício pago, em 1/12 do valor do salário-mínimo vigente na data do respectivo pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano correspondente.

Determina ainda que a fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.

Sancionada as mudanas no Seguro-Desemprego e Abono Salarial

Vetou o artigo quarto da MP 665, que garantia o seguro-desemprego ao trabalhador rural desempregado dispensado sem justa causa que comprovasse ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física, a ela equiparada, relativos a cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa; ou ter sido empregado de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses; entre outras regras.

Outro veto foi a mudança na regra que dificultava o acesso ao Abono Salarial.

A MP 665, proposta inicialmente pelo governo e aprovada pelo Congresso, exigia que, para terem direito ao abono salarial, os trabalhadores necessitariam ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 90 dias no ano-base, e recebessem até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado. Com o veto permaneceu a regra anterior, na qual o abono é pago para quem trabalhar por pelo menos 30 dias.

Sancionada as mudanas no Seguro-Desemprego e Abono Salarial

A nova Lei também estabelece que os benefícios do seguro-desemprego e do abono salarial passam a ser pagos com o arredondamento dos centavos. Para o diretor-substituto do Departamento de Emprego do MTE, Enivaldo Antônio Lagares, “essa mudança permitirá que os trabalhadores saquem os benefícios em canais alternativos, como caixas eletrônicos, sem necessidade de se dirigirem a um estabelecimento bancário”, explica.

Assessoria de Imprensa/MTE

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações94
  • Seguidores475
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-as-mudancas-no-seguro-desemprego-e-abono-salarial/202592796

Informações relacionadas

Rodrigo Leao, Advogado
Artigoshá 5 anos

15 Direitos Trabalhistas Previstos na CLT.

VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 6 anos

Entenda a diferença entre PIS, Abono Salarial e Cotas do PIS

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 6 anos

15 direitos e benefícios que valem para quem tem carteira assinada

Geovani Santos, Advogado
Notíciashá 8 anos

Abono salarial: O que é?

Josemario de Souza Nunes, Advogado
Artigoshá 9 anos

Noções de Prescrição e Decadência no Direito do Trabalho

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não compreendi muito bem como funciona o sistema beneficiário do Abono Salarial. Teria como alguém me explicar? continuar lendo

Queria saber se quer está recebendo o seguro desemprego tem direito ao abono salarial ou o PIS continuar lendo

Se estou recebendo o seguro -desemprego perco uma parcela para receber o abono? continuar lendo

Estive atenta no que está escrito ,mas não entendi muito bem ,essa nova lei imposta sobre o abono salarial.Alguém disposto a me ajudar? continuar lendo